terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Notícias

A Universidade Federal de Alagoas por meio da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática em Arapiraca, e em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) realiza entre os dias 23 e 27 de janeiro, o primeiro módulo de 2017 do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM). O objetivo do programa é desenvolver atividades, como vídeo-aulas, ministradas por professores do IMPA, e grupos de discussão sobre matemática.
O Curso, que tem carga horária de 40 horas, contará com exercícios promovidos pelos Professores do IMPA do Rio de Janeiro: Eduardo Wagner (Coordenador Nacional), Paulo Cezar Carvalho, Luciano Castro; e também docentes do Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus de Arapiraca.
A ementa do PAPMEM abordará as discussões sobre os tópicos contidos no livro A Matemática do Ensino Médio, volume 2.
Neste 1º módulo estão sendo ofertadas 50 vagas para professores que estiverem atuando em sala de aula.

Apresentação do curso

O Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) é um programa de iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o país. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, este programa recebe apoio para sua realização da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e ocorre duas vezes por ano nos meses de Janeiro e Julho. Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. Esta coleção representa atualmente a melhor referência disponível no Brasil para professores do Ensino Médio de Matemática.
Aqui no Estado do Alagoas, na cidade de Arapiraca, esta atividade de extensão será desenvolvida pelo Curso de Licenciatura em Matemática da UFAL, através do apoio dos Professores Rinaldo Vieira da Silva Júnior, Eben Alves da Silva, Ornan Filipe Araújo de Oliveira e Rodrigo Fernandes de Moura Melo. O Curso tem como metas: a melhoria do ensino de Matemática no nível médio; ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático para os professores participantes bem como contextualização dos conteúdos abordados, enfocando novas metodologias através de situações problemas. A transmissão das aulas expositivas será ao vivo, via internet, do IMPA para as instituições participantes em todos os estados participantes, utilizando a infraestrutura da RNP. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”.

Equipe responsável pela preparação e aplicação dos módulos que constituem este projeto é formada por
 
Equipe do IMPA


Eduardo Wagner (coordenador)
Ledo Vaccaro Machado
Luciano Guimarães Monteiro de Castro
Paulo Cezar Pinto Carvalho
Maria Celano Maia (coordenadora Administrativa)
Priscilla Fernandes Pomateli (secretária)
Dion Villar Visgueiro (Técnico de Multimídia)
Anderson Fonseca da Silva Bispo (Técnico de Multimídia)
Leonardo Ferreira da Silva (Técnico de Multimídia)
Marcelo Pinheiro Rinaldi (Técnico de Multimídia)
Equipe – UFAL/ ARAPIRACA




Rinaldo Vieira da Silva Júnior (Coordenador local)
Eben Alves da Silva
Ornan Filipe de Araújo Oliveira
Rodrigo Fernandes de Moura Melo (UFAL/Campus Delmiro)
Maria José Santos(Secretária)
Marcelo Almeida (Tec. Em Informática)

As inscrições são realizadas no site http://papmemarapiraca.blogspot.com.br/, no período de 05 de dezembro de 2016 13 de janeiro de 2017.
Mais informações: (82) 3482-1841, ou pelo e-mail papmem.arapiraca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário