Janeiro de 2019
Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio
IMPA, Rio de Janeiro, 21 a 25 de janeiro de 2019
Coordenador do programa: Eduardo Wagner
O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM consiste em treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil. É realizado desde 1990 abordando assuntos relativos ao Ensino Médio.
O programa é realizado durante uma semana em tempo integral, das 9 às 17 horas, de modo independente nos meses de janeiro e julho, durante o recesso escolar.
Cada um dos módulos do programa é realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. Contamos atualmente com cerca de 70 polos e de 3.000 professores participantes. No IMPA temos 150 alunos por módulo. As aulas expositivas são ministradas pela manhã e transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). No período da parte da tarde são realizados estudos dirigidos supervisionados por professores de cada polo.
Este programa resultou em uma série de livros especialmente destinados ao professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – vol. 1, vol. 2 e vol. 3.
Coordenador do programa: Eduardo Wagner
O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM consiste em treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil. É realizado desde 1990 abordando assuntos relativos ao Ensino Médio.
O programa é realizado durante uma semana em tempo integral, das 9 às 17 horas, de modo independente nos meses de janeiro e julho, durante o recesso escolar.
Cada um dos módulos do programa é realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. Contamos atualmente com cerca de 70 polos e de 3.000 professores participantes. No IMPA temos 150 alunos por módulo. As aulas expositivas são ministradas pela manhã e transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). No período da parte da tarde são realizados estudos dirigidos supervisionados por professores de cada polo.
Este programa resultou em uma série de livros especialmente destinados ao professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – vol. 1, vol. 2 e vol. 3.
Detalhamento do programa
- Organização do Curso
O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho.
- Desenvolvimento do treinamento
O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.
- Local de realização
Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente.
Atualmente, as instituições participantes são as seguintes:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Ceará
- Distrito Federal
- Goiás
- Maranhão
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Buriticupu
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Caxias
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Imperatriz
- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Bacabal
- Universidade Estadual do Maranhão
- Universidade Federal do Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraíba
- Pará
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí – Floriano
- Universidade Federal do Piauí
- Universidade Federal do Piauí – Campus Picos
- Instituto Federal do Piauí – Campus Angical
- Instituto Federal do Piauí – Campus Cocal
- Instituto Federal do Piauí – Campus Corrente
- Instituto Federal do Piauí – Campus Piripiri
- Instituto Federal do Piauí – Campus Uruçuí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Roraima
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
- Organização do Curso
O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho. - Desenvolvimento do treinamento
O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde. - Local de realização
Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente.
Atualmente, as instituições participantes são as seguintes:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Ceará
- Distrito Federal
- Goiás
- Maranhão
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Buriticupu
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Caxias
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Imperatriz
- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Bacabal
- Universidade Estadual do Maranhão
- Universidade Federal do Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraíba
- Pará
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí – Floriano
- Universidade Federal do Piauí
- Universidade Federal do Piauí – Campus Picos
- Instituto Federal do Piauí – Campus Angical
- Instituto Federal do Piauí – Campus Cocal
- Instituto Federal do Piauí – Campus Corrente
- Instituto Federal do Piauí – Campus Piripiri
- Instituto Federal do Piauí – Campus Uruçuí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Roraima
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Nenhum comentário:
Postar um comentário